terça-feira, 12 de maio de 2009

Anatomia de um desenho pt 1

Gosto muito de ver como os ilustradores/Banda-desenhistas trabalham, quais os métodos, o processo criativo, etc.. Por isso decidi registar as etapas de uma ilustração, desde o esboço até à pintura. Esta primeira parte vai até à finalização do desenho a tinta da china. A segunda parte vai abranger da digitalização à pintura. E é assim que tudo começa. Um gatafunho minúsculo num caderno A5 que trago sempre comigo. E onde anoto as minhas ideias. Rabisco rápidos são o suficiente para não me esquecer da ideia geral. Indispensável... Neste caso, a ideia é ilustrar um momento (fabuloso) do filme Reservoir Dogs, em que o personagem Mr. Blonde dança ao som dos Stealers Wheel antes de cortar a orelha do infeliz agente Marvin Nash. Como tenho uma memória semelhante à da Dory (Finding Nemo), recorro a elementos visuais para ajudar-me. Capturo uns fotogramas do DVD e desenho à vista. Com o desenho finalizado numa vulgar folha A4, começo a passar a tinta da china noutra folha, com a ajuda da mesa de luz (como são caras, fui ao Aki e comprei tudo o que precisava para construír uma, deu trabalho está imperfeita, mas funciona). O meu estaminé está longe de ser ideal. Não tenho espaço (nem dinheiro) para ter um estirador. Tenho a mesa de luz (que é ligeiramente inclinada) em cima de uma velha secretária e sento-me num banco alto do Ikea (daqueles de 15€). Também desenho de pé, porque o monitor está ao lado (com os screenshots). Lá está o barbas outra vez... Como ainda não tenho muita prática a passar a tinta da china com o pincel, uso este método. Assim, se me enganar, não estrago o desenho. Quando estiver mais confiante, poderei desenhar com lápis de cor (azul, verde ou vermelho) em papel de maior gramagem, em vez deste de 100g e passar logo com a tinta preta.

1 comentário:

Selma Pimentel disse...

Essa mesa é um espetáculo! Ando há anos para comprar uma e nunca encontro. Onde posso comprar uma?

E já agora..tens um estilo de desenho ke se vê aliado ao design, pela forma como colocas as cores e a composição organizada.